quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL.

Cadastre-se já para a 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil

13:16 Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Cadastre-se já para a 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil e garanta seu lugar no evento do dia 04 de março de 2010, a partir das 09:00hs, no Salão Diplomata do Hotel Embaixador, em Porto Alegre.

AGORA CHEGOU A VEZ DE COLOCAR O RIO GRANDE DO SUL NO MAPA DA PROTEÇÃO.

Veja em anexo as instruções para a inscrição e a mensagem do Maj Aurivan Chiocheta, Subchefe Estadual de Defesa Civil:

http://www.defesacivil.gov.br/conferencianacional/
Assessoria de Comunicação Social - DC/CM
Assessoria de Comunicação Social - DC/CM

Arquivo em anexo: cadastramento_para_a_i_conferencia_estadual_dc.doc

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA COMISSÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Reunião Extraordinária da Comissão dos Serviços Públicos

15:27 Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Com o objetivo de discutir os projetos para a reconstrução da ponte sobre o Rio Jacuí, entre Agudo e Restinga Seca e a restauração da RSC-348, entre Agudo e os municípios que integram a Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, foi realizada no dia 09 de Fevereiro a Comissão dos Serviços Públicos, na Assembléia Legislativa. A reunião, que contou com a presença de autoridades do governo gaúcho e representantes de municípios da Região Central, foi comandada pelo deputado Fabiano Pereira (PT).

De acordo com o secretário adjunto de infraestrutura e logística, Adalberto Silveira Netto, o governo já estuda três ações para a recuperação das rodovias da Região Central. Segundo ele, o projeto de reconstrução da ponte sobre o Rio Jacuí está sendo concluído pelo DAER e o prazo de finalização das obras é de 10 a 12 meses. Também será recuperada uma antiga travessia para a criação de uma balsa com capacidade para 300 toneladas. O serviço, que entrará em operação até a primeira semana de Março, funcionará 24 horas por dia e terá como prioridade o trânsito pesado. E para os veículos leves haverá desvios pela RSC-348, entre Agudo e os municípios que compreendem a Quarta Colônia de Imigração Italiana; pela RSC-149, que permite o acesso à RSC-287; e pela RSC-287, entre Paraíso do Sul e Santa Maria. O diretor de obras do DAER Jéferson Berni Couto, afirmou que o planejamento está previsto para os próximos 90 dias.

O debate desenvolveu-se com propostas positivas em relação às próximas construções. Luiz Alcides Capoani, presidente do conselho regional de engenharia, lembrou a necessidade de um monitoramento das condições de todas as obras do Estado. “É preciso criar legislação e fiscalização” afirmou. Os prefeitos de alguns municípios da Região Central também pediram urgência nas medidas de restauração das rodovias e reafirmaram que amenizar os prejuízos futuros nessa região é fundamental, pois esses desastres acabam se refletindo em todo o Estado. O sub-chefe Estadual da Defesa Civil, major Aurivan Chiocheta, relatou o acompanhamento da Defesa Civil nos locais afetados e disse que o Estado precisa estar preparado para eventos dessa magnitude. Na conclusão da reunião, Adalberto afirmou que a secretaria irá avaliar as propostas e tomar as medidas necessárias. “É na crise que se aprende, hoje vemos que é preciso gestão pública”, disse.


Assessoria de Comunicação Social DC/CM

domingo, 14 de fevereiro de 2010

CHUVAS ACIMA DO NORMAL.

Inpe alerta para chuvas acima do normal até abril
12/02/2010
A Agência Nacional de Águas (ANA) recebeu o "Relatório Técnico das Condições Climáticas do Verão 2009/2010" do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O documento alerta para o risco de chuvas acima do normal para os meses fevereiro março e abril. O oficio INPE-GAB n° 0048/2010 datado do dia 29 de janeiro foi recebido pela ANA no último dia 11.

De acordo com o relatório, as previsões climáticas sazonais para os meses de fevereiro, março e abril indicam que as regiões Sul e Sudeste terão maior probabilidade de ocorrência de chuvas acima do normal.

Segundo o documento, a combinação reservatórios cheios e chuvas acima da média pode gerar situações de impacto sobre as populações no Sul e Sudeste.