quinta-feira, 13 de maio de 2010

Escola transforma lixo em uniforme.


Escola transforma lixo em uniforme

Alunos de colégio em Guaíba estão coletando material reciclável para pagar camisetas escolares


A partir da sugestão do dono de uma recicladora de lixo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Máximo Laviaguerre, do Bairro Passo Fundo, em Guaíba, pode trocar material reciclável pelo uniforme escolar.

O que era para ser apenas um trabalho da escola, contagiou a comunidade. Alunos, pais e moradores passaram a recolher garrafas Pet, papelões e papéis para conquistar os cerca de R$ 1 mil que quitariam o pagamento das camisetas da escola. Em um mês de trabalho, a iniciativa já arrecadou cerca de R$ 300.

– Alunos e pais adotaram a ideia, mas nos surpreendeu a participação de quem não tem filhos na escola. A gente vê as pessoas catando os papéis na rua e trazendo para nós – conta a diretora Valéria Moraes.

Aluno da quinta série, Bruno da Silva, 11 anos, mobilizou a família:

– Agora, nós temos três sacos de lixo em casa, e o que é seco eu trago para ajudar a escola.

- Projeto começou há sete anos

O projeto ambiental, do qual a reciclagem agora faz parte, começou em 2003. Era para ser apenas uma reforma no pátio, mas os alunos começaram a ajudar no plantio de flores no quintal do colégio. E nunca mais pararam.

A partir daí, criou-se uma composteira para produzir adubo, duas hortas comunitárias e visitas a espaços que envolviam o meio ambiente. No horário inverso ao das aulas, os 147 alunos participam de atividades dentro da própria escola, como o manejo na horta.

– Gosto de regar as mudas para vê-las crescer – revela Ezequias Silveira, 13 anos.

DIÁRIO GAÚCHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário