Rajadas de vento podem chegar a 90 km/h e há risco de granizo na fronteira com o Uruguai
Alerta do Inmet também prevê pancadas de chuva e descargas elétricas a partir do final da tarde desta quinta-feira
Após a temperatura bater 30ºC em quase todas as regiões do Estado — e com possibilidade de atingir 37ºC em São Borja, na Fronteira Oeste —, uma frente fria vinda do Uruguai traz pancadas de chuva e rajadas de vento de até 90 km/h no trecho que se estende da Fronteira Oeste, passando pela Campanha e Região Central, até o Extremo Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de descargas elétricas e eventual queda de granizo em áreas isoladas no oeste, sul e campanha do Rio Grande do Sul. O comunicado informa ainda que as mesmas condições meteorológicas devem ser percebidas na sexta-feira no Oeste, Campanha e Noroeste.
Em Buenos Aires, caiu granizo na manhã desta quinta-feira, informou o jornal Clarín. No entanto, após o registro do fenômeno meteorológico, o tempo abriu na capital argentina e o sol ajudou na elevação da temperatura. No Uruguai, choveu com intensidade entre a madrugada e a manhã de hoje.
— O tempo nos países vizinhos é uma prévia do que irá acontecer no RS. No final da tarde e início da noite, há previsão de rajadas de vento de 90 km/h em cidades como Uruguaiana, Bagé e Santa Vitória do Palmar — explicou Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
Por volta das 12h30min, as rajadas chegavam a 20 km/h em Uruguaiana, 25 km/h em Santa Vitória do Palmar e 30 km/h em Bagé.
Entre a madrugada e a manhã de sexta-feira, a chuva se estende para a Metade Norte. Apenas em cidades como Iraí e Erechim a chuva deve chegar na tarde de amanhã, após um amanhecer nublado.
A instabilidade derruba a temperatura em todo Estado. Se hoje a previsão é de 37ºC em São Borja, amanhã ela cai para 31ºC e no sábado não passa de 24ºC na cidade da Fronteira Oeste. Em Porto Alegre, os termômetros registram uma queda de mais de 10ºC na máxima. A meteorologia prevê 31ºC nesta tarde e 20ºC na sexta-feira.
— O dia amanhece abafado na Capital, mas a chuva não deixa a temperatura subir. E ela segue caindo até o início da semana. Na madrugada de segunda-feira, os termômetros devem marcar 10ºC — afirmou o meteorologista.
RONIMAR COSTA DOS SANTOS - PY3CV
DIR DPTO SOCORRO E DESASTRES
CRUZ VERMELHA BRASILEIRA FILIAL SANTA MARIA
GPD - GRUPO DE PREVENÇÃO DE DESASTRES
COORDENADOR DA RENER -SM
OFICIAL DE LIGAÇÃO DO GEM PARA O BRASIL
MEMBRO DA OIDETAM e do CIEM - CUERPO INTERNACIONAL DE EMERGÊNCIAS
http://oidetam.com
www.gem-int.org
www.cruzvermelhasm.org.br
py3cvronimar@gmail.com
Tel (55) 3027-4510
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário