sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Risco de tempo severo no Estado e Conesul.

A MetSul Meteorologia alerta para o risco de tempo severo localizado no Rio Grande do Sul no restante desta sexta-feira e neste fim de semana. As áreas com maior potencial para instabilidade forte nas próximas horas são o Centro, Sul e Oeste do Estado. Veja o índice de instabilidade Lifted Index (LI) projetado para hoje à noite e atente para os valores muito baixos, favoráveis a tempo severo, no Oeste.



Neste sábado, o tempo segue instável no Rio Grande do Sul, porém o sol aparece na Metade Norte. A nebulosidade deve ser maior no Centro e no Sul do Estado, onde chove em diversos pontos. À medida que ar mais quente avança de Norte, o dia será abafado e de calor no Norte gaúcho. A chegada de ar mais quente tende a aumentar a instabilidade na atmosfera e, por isso, não se descarta chuva localmente forte e o risco de temporais isolados, inclusive com chance de granizo, neste sábado no Centro, Sul e Oeste do Rio Grande do Sul. A região no sábado, especialmente à tarde, com os maiores índices de instabilidade, usados para avaliar o grau de risco de tempestades, deve ser o Centro e o Norte da Argentina, o Uruguai e principalmente o Sudoeste do Rio Grande do Sul (Uruguaiana, Itaqui, Alegrete, Quaraí, Barra do Quaraí e Livramento). Veja como o Lifted Index estará muito baixo amanhã no Sul e no Sudoeste gaúcho com marcas de -4 a -6, o que é condizente com alto risco de temporais. Veja os mapas com as projeções do modelo americano para 3 da manhã e, na sequência, para 3 da tarde deste sábado.







Um temporal de curta duração, com chuva forte e trovoadas, trouxe granizo para Porto Alegre por volta das 3h45m da madrugada de hoje. Em alguns bairros, sobretudo da zona Norte, as pedras de gelo caíram em grande quantidade. A queda de granizo durou ao redor de 5 minutos. Houve ainda vento forte com rajadas. Árvore caiu e derrubou o muro de escola na Vila Floresta e o telhado de uma garagem cedeu. A estação automática da MetSul na zona Norte da Capital indicava 40 milimetros até 16h. No começo da tarde de hoje, chuva intensa trouxe alagamentos em Santa Maria. O dia virou noite na cidade e o aguaceiro desabou. A precipitação somente desta sexta-feira, até o meio da tarde, já estava ao redor de 70 milímetros em Santa Maria.

Autor: Luiz Fernando Nachtigall
Publicado em 27/08/2010 15:59

RONIMAR COSTA DOS SANTOS - PU3CVB
DIR DPTO SOCORRO E DESASTRES CVBSM
GPD - GRUPO DE PREVENÇÃO DE DESASTRES
COORDENADOR DA RENER -SM
OFICIAL DO IRESC PARA O BRASIL
pu3cvb@iresc.org
http://www.iresc.com
www.cruzvermelhasm.org.br

Tel (55) 3027-4510
Cel (55) 9181-0916

Nenhum comentário:

Postar um comentário