segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Ciclone extratropical traz chuva para o Estado no início desta semana.
Ciclone extratropical traz chuva para o Estado no início desta semana
Sol deve predominar a partir de quarta-feira em todo o Estado
A chuva irá predominar no início desta semana, especialmente na segunda e na terça-feira. Já a partir de quarta-feira, o tempo melhora e o sol será presente em todas as regiões. Segundo a meteorologista Central RBS, Estael Sias, os temporais dos dois próximos dias serão consequência de um ciclone extratropical que deixará o tempo bastante chuvoso no oeste, centro e sul do Estado.
— A formação do ciclone irá provocar temporais com fortes ventos, sobretudo, a partir da tarde de segunda-feira. No meio norte gaúcho o forte ingresso de ar quente irá favorecer algumas aberturas de sol e rápido aquecimento nas áreas mais próximas de Santa Catarina — destaca Estael lembrando ainda que a sensação de abafamento deve predominar nessas regiões.
Para a meteorologista, na terça-feira o tempo deve ficar chuvoso no período da manhã na maioria das regiões e ainda há risco de vendavais ao longo do dia. Nesse mesmo período, o ciclone se afasta do continente em direção ao alto mar permitindo, assim, o avanço de uma massa de ar polar a partir da fronteira com a Argentina.
— A chegada do ar frio provoca uma noite gelada em grande parte do Estado e o tempo volta a ficar seco em todas as regiões — afirma.
Para a quarta-feira, o amanhecer deve ser ensolarado em todo o Rio Grande do Sul.
— Há risco de geadas em áreas isoladas do oeste e da Serra e de nevoeiros na parte leste do Estado, incluindo a Região Metropolitana — alerta.
A manhã de quarta deve ser fria, mas à tarde a temperatura sobe gradativamente até o dia ficar com uma sensação térmica mais agradável. O mar fica agitado ao longo de toda a costa gaúcha.
— Para quinta e a sexta-feira o tempo não deve muda, porém o frio do amanhecer perde intensidade por todas as áreas e com isso não há previsão de formação de geadas — explica Estael.
No entanto, ainda há risco de nevoeiros em áreas isoladas do leste do Estado e da Zona Sul.
No sábado, deve ocorrer bastante oscilação térmica, com frio pela manhã e temperatura ligeiramente elevada durante a tarde. Já no domingo, o tempo começa a mudar com a chegada de mais uma frente fria pela divisa com o Uruguai. No entanto, só deve chover na faixa sul do Estado, com previsão de predomínio de sol na Serra, Grande Porto Alegre, Litoral Norte e toda a divisa com Santa Catarina.
RONIMAR COSTA DOS SANTOS - PU3CVB
DIR DPTO SOCORRO E DESASTRES CVBSM
GPD - GRUPO DE PREVENÇÃO DE DESASTRES
COORDENADOR DA RENER -SM
AGENTE DE LIGAÇÃO DO IRESC PARA O BRASIL
pu3cvb@iresc.org
http://www.iresc.com
www.cruzvermelhasm.org.br
Tel (55) 3027-4510
Cel (55) 9181-0916
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário