Temporal causa destelhamentos, deixa 120 mil pontos sem luz e derruba temperatura no RS
Desabamento de telhado de escola deixou oito crianças feridas em Taquara. Em Gramado e Triunfo, houve queda de granizo no início da tarde
O temporal registrado na tarde desta terça-feira provocou danos na maior parte do Rio Grande do Sul. As rajadas de vento chegaram a 100 km/h e destelharam casas, escolas e derrubaram árvores e postes. Pelo menos 120 mil pontos ficaram sem luz no Estado, segundo as concessionárias.
Em Taquara, no Vale do Taquari, oito crianças ficaram feridas no desabamento do telhado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Alípio Sperb, no bairro Santa Maria. Por volta das 13h45min, a ventania arremessou a cobertura de uma empresa contra o colégio, o que causou a queda das telhas contra os alunos.
As crianças iniciavam aulas no turno da tarde. Segundo o Corpo de Bombeiros, o segundo andar o colégio foi totalmente danificado. Os estudantes foram encaminhados a um hospital da cidade e liberados no final da tarde.
No mesmo município, os bombeiros atenderam a pelo menos 30 ocorrências, com registros de quedas de árvores, postes e destelhamentos. Uma família precisou ser removida de sua casa por causa da chuva.
Em Canoas, uma creche no loteamento Central Park, no Bairro Mato Grande, teve parte de seu telhado arrancado pelo vendaval. Ninguém se feriu. O desabamento ocorreu na cozinha e no saguão do estabelecimento. Por segurança, as crianças foram retiradas das salas.
Destelhamentos em cinco cidades na Serra
Pelo menos sete cidades registraram destelhamentos na Serra. Em Carlos Barbosa (foto), o Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 30 chamados de moradias destelhadas e de queda de árvores. O Hospital São Roque e uma creche no bairro Vitória foram atingidos.
Em Garibaldi, há registro de pelo menos 20 casos de destelhamento de casas e um hotel. A Escola Municipal Atílio Tozin também teve o telhado danificado. Em Flores da Cunha, seis residências foram danificadas pelo temporal.
Na Região das Hortênsias, Gramado (foto) e São Francisco de Paula tiveram casas danificadas. Não há registro de feridos. Em Gramado, houve queda de granizo, assim como em Triunfo, na Região Metropolitana.
Cerca de 117 mil pontos sem luz
A mudança no clima deixou cerca de 117,6 mil pontos sem energia elétrica no Estado. A região mais afetada é a da companhia RGE, com pelo menos 58 mil clientes com problemas em cidades como Gravataí, Paim Filho, Lagoa Vermelha, Garibaldi, Soledade, Gaurama, Taquara, Capão Bonito do Sul, Marau, Cachoeirinha, Flores da Cunha, Passo Fundo, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.
Na área da CEEE, cerca de 30,3 mil pontos ficaram sem luz — 13,2 mil no Litoral Norte, além de municípios da Região Metropolitana e zona sul do Estado, em cidades como Pelotas, Rio Grande e Tapes.
Já a AES SUL tem 29,3 mil pontos sem energia elétrica nas regiões dos vales do Rio Pardo e do Taquari, em cidades como Venâncio Aires, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro.
Transtornos no trânsito de Porto Alegre
Na Capital, o excesso de chuva causou transtorno no trânsito. Uma queda de árvore (foto) causou bloqueio da Barão do Triunfo, no cruzamento com a Érico Veríssimo, e na Taquari, no ponto próximo ao colégio Paraná.
No Bairro Cristal, a Rua Curupaiti ficou parcialmente bloqueada próximo ao número 1.043 também devido à queda de uma árvore. Na Travesa Costa Luís, bairro São José, um poste caiu e bloqueia totalmente a via. Na Avenida Bento Gonçalves, sentido Centro-bairro, havia fios sobre a via próximo da Elias Lima.
A queda de luz ainda causou pane em várias sinaleiras. Agentes da EPTC tiveram de orientar os motoristas. Também na Capital, uma árvore caiu sobre dois veículos na Rua Hilário Ribeiro, esquina com a Rua Padre Chagas, no Moinhos de Vento.
Temperatura cai 30°C no RS
A frente fria provocou grande amplitude térmica no Estado. Às 16h de segunda-feira, Santa Maria registrou 40ºC. Nesta terça, no mesmo horário, o termômetro de Livramento marcou 10ºC. Na quarta-feira, uma massa de ar polar vinda da Argetina provocará queda brusca de temperatura em todo o Rio Grande do Sul.
Na quarta-feira, uma massa de ar polar vinda da Argetina provocará queda brusca de temperatura em todo o Rio Grande do Sul.
________________________________________________________________________________
RONIMAR COSTA DOS SANTOS - PU3CVB
DIR DPTO SOCORRO E DESASTRES CVBSM
GPD - GRUPO DE PREVENÇÃO DE DESASTRES
COORDENADOR DA RENER -SM
AGENTE DE LIGAÇÃO DO IRESC PARA O BRASIL
pu3cvb@iresc.org
http://www.iresc.com
www.cruzvermelhasm.org.br
Tel (55) 3027-4510
Cel (55) 9181-0916
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário