terça-feira, 9 de novembro de 2010

Uma virada no tempo para ninguém botar defeito

Uma virada no tempo para ninguém botar defeito

Um sistema de baixa pressão se aprofundou no Oeste na Argentina durante o domingo com valores de até 985 hPa, o que favoreceu um forte episódio de vento Zonda e calor muito intenso. As máximas chegaram a 43,1ºC em La Rioja, 42,6ºC em San Juan e 41,0ºC em Santiago del Estero. O vento Zonda elevou a temperatura a 38,6ºC na cidade de Mendoza e trouxe estragos com queda de árvores, além de falta de energia e incêndios. Houve ainda tempestades de areia que reduziram a visibilidade em várias províncias do Centro-Oeste argentino.
Ao mesmo tempo, uma frente avançou no domingo por La Pampa e o Centro-Sul da província de Buenos Aires, provocando chuva, vendavais e granizo. Antes, Neuquen tinha sofrido com vento muito intenso. Em General Pico, La Pampa, o vento chegou a 122 km/h.





Na província de Mendoza, onde na véspera os termômetros marcaram 39ºC, a cidade de Malargue amanheceu na segunda-feira debaixo de neve que acumulou. Foi a primeira nevada em novembro, segundo moradores, dos últimos dez anos. A neve caiu ainda na estação de esqui de Las Leñas. Na cidade de Mendoza, exatamente 24 horas depois da temperatura de 38,6ºC, os termômetros apontavam 10ºC.
Aqui no Rio Grande do Sul, a expectativa de uma segunda-feira tórrida se confirmou com uma máxima de 40,2ºC na base aérea de Santa Maria. Em Porto Alegre, fez 37,7ºC na estação do Metroclima na Sertório. Campo Bom teve 38ºC. A maioria das regiões do Rio Grande do Sul registrou marcas de 35ºC a ponto de em Pelotas o aeroporto ter informado 37ºC.





Depois do calorão, vem o frio com esta frente fria que trouxe a incrível virada do tempo no Conesul. Esta frente, ao avançar pela Argentina e Uruguai, provocou temporais de chuva forte e granizo, mas muito isolados. O que foi generalizado foi o vento Sul intenso com declínio rápido da temperatura. A MetSul acredita que esta frente fria, ao passar pelo Sul do Brasil, trará mais chuva que a última, mas com volumes altos e risco de granizo apenas em pontos isolados. A preocupação é com vento forte de Sul que pode soprar de 50 a 80 km/h, mas com 100 km/h ou mais em caso de temporal forte localizado. O risco de temporal com ocasional granizo e rajadas intensas de vento é maior, em nosso entendimento, no Norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná, em especial no Oeste destes dois estados.

A queda da temperatura será bastante brusca no decorrer desta terça e várias cidades que começam o dia com calor terminarão a terça com frio. As mínimas na maioria dos locais vai ocorrer no final do período, mas na Metade Norte, onda a frente chega mais tarde com chuva e vento, o sol consegue aparecer hoje e a temperatura sobe bastante antes da queda acentuada no final do período e na próxima madrugada. As madrugadas agora da segunda metade da semana devem ser geladas para esta época do ano com chance de geada fraca na Campanha, Serra, Aparados e Planalto Sul Catarinense. As mínimas podem ficar perto de 0ºC em alguns pontos dos Campos de Cima da Serra e abaixo de zero na região de São Joaquim. Na Campanha não descartamos marcas de 3ºC a 5ºC. Porto Alegre deve ter mínima de um dígito e que pode se aproximar da mínima absoluta da série 1961-1990 de 8,7ºC, sobretudo nas madrugadas de quinta e sexta. Em síntese, entre a máxima de hoje e as mínimas da segunda metade da semana, a temperatura no Rio Grande do Sul pode variar 40ºC em apenas 60 horas. Do auge do verão para inverno sem escalas.

Autor: Eugenio Hackbart
Publicado em 09/11/2010 00:40


RONIMAR COSTA DOS SANTOS - PU3CVB
DIR DPTO SOCORRO E DESASTRES CVBSM
GPD - GRUPO DE PREVENÇÃO DE DESASTRES
COORDENADOR DA RENER -SM
AGENTE DE LIGAÇÃO DO IRESC PARA O BRASIL
pu3cvb@iresc.org
http://www.iresc.com
www.cruzvermelhasm.org.br

Tel (55) 3027-4510
Cel (55) 9181-0916

Nenhum comentário:

Postar um comentário