sexta-feira, 3 de julho de 2009

FISCALIZAÇÃO NA FRONTEITA

Ampliada fiscalização na fronteira com Argentina para contenção da gripe A
11:09 Quinta-feira, 02 de julho de 2009

O secretário da Saúde, Osmar Terra, informou, nesta terça-feira (1º), que o Rio Grande do Sul contabiliza 90 casos confirmados de influenza A H1N1 (gripe A), cinco a mais que nessa terça-feira (30). Além disso, existem 187 casos suspeitos e 74 descartados. Praticamente todos os casos têm origem na Argentina.

De acordo com o secretário, a paciente de São Gabriel internada no Hospital Universitário de Santa Maria apresenta melhoras clínicas e laboratoriais.

Os demais pacientes não precisaram de internação e estão em isolamento em suas casas. Com epidemia de gripe A na Argentina (responsável por 62% das notificações da doença no Brasil) e devido ao grande trânsito de pessoas, será aperfeiçoada e reforçada a fiscalização terrestre na fronteira com o Uruguai e a Argentina, para identificação de casos suspeitos.

O trabalho, já exercido pela Anvisa em sete pontos estruturados, contará com apoio do Estado e de municípios. Com a cedência de recursos humanos, será possível ampliar a fiscalização em mais oito pontos de entrada no país. No total, serão 15 pontos controlados. A participação do Exército na operação também está sendo negociada entre a Anvisa e o Ministério da Defesa.

Terra disse que pediu ao Ministério da Saúde um aumento dos recursos do Fundo Nacional de Saúde para ampliar o atendimento no Estado nos meses de inverno. Foram solicitados R$ 1 milhão a mais por mês, considerando-se que o RS deverá registrar mais casos de gripe A que os outros estados.

Outra medida anunciada foi a abertura, na próxima semana, de um número maior de postos de saúde até as 22 horas, para reforçar o atendimento. Em Porto Alegre, cerca de 20 postos estarão funcionando em três turnos.

Assessoria de Comunicação CM-DC
www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário