segunda-feira, 27 de julho de 2009

GRIPE A, SECRETÁRIO ANUNCIA NOVAS MEDIDAS DE COMBATE.

26/07/2009 - Estado tem mais cinco mortes por Gripe A (H1N1). Secretário anuncia novas medidas de combate à epidemia

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou hoje (26/7) a ocorrência de mais cinco óbitos por gripe A no RS. O anúncio foi feito pelo secretário Osmar Terra, em coletiva à imprensa. As mortes ocorreram entre os dias 16 e 25 de julho. Os pacientes eram três mulheres, sendo duas gestantes, e dois homens, conforme segue:

1) Caxias do Sul - homem de 36 anos, cardiopata, profissão; marceneiro, dia 16/7/09

2) Passo Fundo - gestante, 31 anos, auxiliar de frigorífico, dia: 16/07/09

3) Uruguaiana - mulher, 63 anos, com diabete melittus, aposentada, dia: 18/7/09

4) Passo Fundo - gestande de 25 anos, técnica de enfermagem, dia: 20/7/09

5) Montenegro - homem, de 20 anos, trabalhador da indústria de calçado, dia: 25/7/09

Isto totaliza 16 mortes causados pela Gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul.


A estimativa da SES é de que existam em torno de 10 mil casos de pessoas que tem ou já tiveram a doença no Estado. O RS é vulnerável por ser de clima frio, além de fazer fronteira com países que apresentam a doença.

"A epidemia está vindo da fronteira em direção ao litoral, atingindo também o norte do Estado. Atualmente, 392 pacientes estão internados em hospitais sendo que, destes, 101 estão em UTIs", explicou o secretário.

Terra avalia que 99% dos casos não necessitam de internação, mas quando ela é necessária, a doença apresenta evolução rápida para um nível mais grave.


AÇÕES ESTRATÉGICAS
O governo do Estado articula com as prefeituras ações estratégicas para a ampliação do número de consultas e de leitos hospitalares, inclusive de UTI, para os casos graves. O Estado alugou 100 respiradores e está comprando outros 50. Os recursos para o Inverno Gaúcho, programa de estímulo aos postos de saúde para que abram no terceiro turno, até às 22horas, foram redobrados.
O secretário também anunciou a determinação da Secretaria em suspender temporariamente as cirurgias eletivas, liberando leitos para vítimas da gripe.
Como nesta época do ano outras viroses ocupam vagas de UTI, os hospitais foram autorizados a aumentar o número de leitos normalmente oferecidos, e receberão recursos extras.

Com relação aos hospitais da Ulbra, Terra disse que aguarda decisão da Justiça para liberar recursos e assim acionar as UTIs, que possuem 90 leitos. Enquanto isto não ocorre, o hospital Nossa Senhora das Graças poderá dobrar o número de leitos que dispõe.

"Paradoxalmente, não estamos tendo tantos óbitos neste ano quanto no ano passado, quando ocorreram 950 mortes no RS. Também participam da operação o Comando Militar do Sul, Aeronáutica e Brigada Militar.

LABORATÓRIO

No próximo dia 28, técnicos da Fiocruz estarão no RS para uma inspeção no Laboratório do Estado, o Lacen, que derverá iniciar os testes de imunofluorescência. Com este recurso, que possibilita saber se as amostras são de gripe comum ou outra virose, será possível diminuir o tempo de espera para a confirmação dos exames. O RS recebeu nesta semana 15 mil tratamentos de Tamiflu, que já foram distribuídos para as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde, e serão usados conforme protocolo do Ministério da Saúde, para as pessoas com fatores de risco, principalmente grávidas.

Após a coletiva, o secretário Terra reuniu-se com os diretores dos maiores hospitais de Porto Alegre, para tratar da assistência aos pacientes com gripe A residentes na cidade e na Região Metropolitana. A idéia é firmar parcerias entre o Estado e o município para o enfrentamento da epidemia, caso ela chegue com força à capital. O número de postos de saúde com o terceiro turno deverá ser ampliado com a ajuda dos recursos humanos destas instituições. Além disso, serão estabelecidas diretrizes para a redução das cirurgias eletivas neste período de inverno, para que sobre mais espaço nos hospitais e para atender a possível demanda.

Assessoria de Comunicação Social
FONTE: www.saude.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário