terça-feira, 25 de agosto de 2009

DEFESA CIVIL, EXPLANAÇÃO DO TRABALHO NO COMITÊ PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA.

Defesa Civil Realiza Explanação de suas Atividades no Comitê Estadual para Enfrentamento de Pandemia

18:40 Segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ao completar trinta dias de atuação no Comitê de Gerenciamento da Influenza A H1N1, junto à Secretaria Estadual da Saúde, a Defesa Civil pela primeira vez efetuou explanação de suas atividades junto ao órgão. Na presença do Secretário da Saúde Osmar Terra, o Coronel Joel Prates Pedroso, Subchefe de Defesa Civil, o Diretor do Centro Estadual de Vigilância e Saúde, Dr. Francisco Paz, além de inúmeras outras autoridades médicas de hospitais da capital e interior, representantes de Universidades, prefeituras e de outras secretarias, foi efetuado balanço das ações do Estado e uma explanação acerca da situação da gripe nos municípios.
Representando a Defesa Civil, o Capitão Alexsandro Goi expôs o trabalho desenvolvido com o apoio de efetivos da Brigada Militar desde 24 de julho de 2009, quando se somou ao Comitê.
O Capitão Goi falou sobre a atuação da Defesa Civil como retaguarda do CEVS, subsidiando os profissionais daquele órgão no sentido de possibilitar que se desonerassem dessas atividades e se concentrassem na efetiva operacionalidade da pandemia.
A equipe da Defesa Civil trabalha no controle dos dados de internações, transferências para UTI's, altas e óbitos, em aproximadamente 360 hospitais do estado do Rio Grande do Sul. Essa informação é atualizada diariamente por meio de complexas planilhas, as quais são fundamentais para ofertar um panorama da realidade e nortear a secretaria da saúde quanto ao planejamento estratégico a ser adotado.
Além disto, o grupo liderado pelo Capitão Goi (que desde a semana passada conta com o 1º Sargento Alair Humberto Lago), é responsável pelo atendimento as pessoas, orietações e intruções quanto a prevenção e onde se dirigir em caso de suspeita de casos. A difusão das orientações dos protocolos do uso do Oseltamivir (nome científico do medicamento Tamiflu), para gestantes, idosos, crianças e demais grupos de risco, bem como para os adultos, é também uma contribuição pró-ativa da Defesa Civil. Por fim, o Capitão Goi explanou a principal atividade do grupo, a qual versa acerca do controle de distribuição e dispensação do tamiflu em todo o estado.
Esse controle ocorre diretamente com as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), que contemplam todos os 496 municípios do estado. Esse controle compreende o medicamento em forma de cápsulas (CP) e soluções, distribuído por CRS, da Coordenadoria para seus respectivos municípios e, finalmente, a efetiva administração (dispensação) do medicamento para cada pessoa.
Essa tarefa, extremamente aprofundada, é fundamental para uma leitura do contexto estadual por parte do CEVS, considerando os focos da doença, a proporção/densidade populacional e a relação direta de dispensações por região.
Atualmente, a equipe da Defesa Civil, além do oficia e do graduado citados, é composta pela 1º Sgt Janice Boaventura, do Batalhão de Policiamento e Guardas (BPG); 3º Sgt Jorge Vilamar, do Departamento Administrativo (DA), Sd Débora Machado, da Ajudância-Geral e Sd Suzete Maria Schuster, do Departamento de Logística e Patrimônio (DLP), todos da Brigada Militar. Estes Militares Estaduais foram cedidos pelo Comando-Geral da Corporação e têm sido substituídos em um rodízio freqüente.


Assessoria de Imprensa CM-DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário