Governadora autoriza repasse de R$ 50 milhões para o enfrentamento de desastres ambientais
Yeda sobrevoou regiões do Estado atingidas pelas chuvas
A governadora Yeda Crusius autorizou, nesta sexta-feira (4), o repasse de R$ 50
milhões às cidades habilitadas ao Enfrentamento de Desastres Ambientais. A meta é reestruturar a rede de saúde municipal - Unidades Básicas, Hospitais, Pronto Atendimento e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros -, diminuindo a vulnerabilidade do sistema e proporcionando maior segurança para possíveis novos eventos. A ação, no âmbito da Secretaria Estadual da Saúde, faz parte do Programa Estruturante Saúde Perto de Você, articulado como o Estruturante Nossas Cidades, dentro da transversalidade de áreas do governo estadual.
Os recursos deverão ser utilizados no investimento em equipamentos para a recuperação e reaparelhamento da Rede de Atenção à Saúde, como reposição ou conserto de equipamentos danificados ou, ainda, aquisição de novos equipamentos, como geradores. Com isso, o município estará preparado para possíveis desastres ambientais.
De setembro de 2009 a fevereiro de 2010, o Rio Grande do Sul sofreu eventos ambientais adversos marcantes, decorrentes de mudança climáticas, registrados pela Defesa Civil. Isso resultou em mais de 274 municípios em situação de emergência, com mais de 33 mil gaúchos ficando desabrigados e ocorrendo oito óbitos. Os estudos climatológicos nacionais e internacionais têm alertado para o aumento destes fenômenos, caracterizando o Estado como corredor para eventos climáticos agudos.
A governadora Yeda Crusius informou que o Decreto que organizou a Defesa Civil do Estado, em 2008, mostra que o Governo se organizou com antecedência para enfrentar o aumento dos eventos climáticos. "Mas a complexidade e amplitude dos eventos que estão nos atingindo fazem com que continuemos agindo preventivamente, agora junto à rede de saúde municipal", afirmou. Yeda Crusius destacou que hoje praticamente 100% dos municípios contam com coordenadorias capacitadas e articuladas com as regionais da Defesa Civil. "Para tanto, repassamos veículos, equipamentos e efetivos treinados e em condições de agir com eficiência e rapidamente", salientou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário