segunda-feira, 22 de março de 2010

COMO AGIR EM LOCAIS PÚBLICOS.

Gripe A

Supermercados

- Antes e depois de mexer nos produtos, lave bem as mãos.

- Muitas redes disponibilizam pia e sabonete na seção de hortifrutigranjeiros.

Locais com grande concentração de gente

- Igreja: evite dar as mãos durante orações e canções. Deixe de lado por um tempo práticas como beber vinho em cálice compartilhado, receber a hóstia na boca e usar a água benta.

- Cinema: vá a salas com pouca gente, pois a aglomeração sempre facilita a transmissão do vírus. Se estiverem lotadas, adie a diversão para outro dia ou horário.


Ao ar livre

- Atividades na rua são sempre bem recomendadas, mas não esqueça de se agasalhar no frio.

- Na hora de planejar o final de semana, prefir atividades em parques e praças.

- Em lugares abertos, o risco é menor porque o ar circula melhor. Mesmo assim, mantenha distância principalmente daqueles que estiverem com sintomas de gripe.


Transportes públicos

- Ônibus: em um veículo cheio, abra as janelas ou peça para o cobrador abrir as outras entradas de ar. Em ônibus onde as janelas não abrem, o ideal é permanecer pouco tempo. Quando descer, lave bem as mãos.

- Táxi: é um meio de transporte de baixo risco. Mesmo assim, não deixe de se prevenir. Use um lenço para tocar a maçaneta e, após sair do veículo, lave bem as mãos.

- Trem: caso esteja lotado, espere o próximo. Nos vagões, procure não fi car muito perto dos outros passageiros e tente manter sempre as janelas abertas.


Local de trabalho

- Desligue o ar-condicionado e abra as janelas para o ar circular melhor. Sem ventilação, o ambiente se torna um local de alto risco.

- Se não for possível desligar o aparelho o tempo todo, faça isso pelo menos em alguns momentos do dia.

- Higienize as mãos constantemente. O álcool em gel é mais prático, e o frasco pode ficar na sua mesa. A cada quatro lavagens com o produto, lave as mãos com sabonete para retirar os resíduos e melhorar a efi ciência.

- Se um funcionário ficar gripado, deve ser dispensado por sete dias, a contar do início do aparecimento dos primeiros sintomas.


Escolas

- Os alunos devem estar informados sobre as formas de prevenção.

- Copos, talheres e a merenda não podem ser compartilhados. Gripados não devem ir à aula.

- Antes e depois de brincar, as crianças devem lavarbem as mãos.

- Cadeiras, mesas e brinquedos da escola podem ser lavados com álcool gel. No restante do ambiente, a limpeza costumeira é suficiente.

- Crianças de até dois anos são as mais suscetíveis à doença. Evite mandá-las à creche. Caso contrário, verifi que se os professores e os colegas não estão doentes.


DIÁRIO GAÚCHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário