segunda-feira, 29 de março de 2010

CHUVAS E VENDAVAIS NA REGIÃO.

Chuvas e vendavais da última semana
16:32 Segunda-feira, 29 de março de 2010

O aquecimento associado à presença de nuvens carregadas no território gaúcho determinou a ocorrência de chuvas e vendavais na tarde do dia 19 e na madrugada do dia 21 de Março. A equipe de Defesa Civil trabalhou junto às prefeituras dos 23 municípios atingidos e totalizou 170 mil pessoas afetadas, direta ou indiretamente, além dos prejuízos em cerca de 6 mil residências, escolas e galpões comunitários.

Municípios afetados

Uruguaiana, Horizontina, Campina das Missões, Carazinho, São Luiz Gonzaga, Tucunduva, Tuparendi, Santa Rosa, Bagé, Santiago, Santana do Livramento, Vista Gaúcha, Mormaço, Getúlio Vargas, Porto Lucena, Porto Mauá, Ibirubá, Santo Cristo, Vila Nova do Sul, Vanini, Tupanciretã, Três Passos e Tenente Portela. Dos 23 municípios listados, os últimos sete decretaram situação de emergência.

Danos

Queda de árvores, destelhamento de residências, interrupção do fornecimento de energia elétrica e transmissões telefônicas, danos na área rural, na agricultura e no abastecimento de água. Foram esses os principais problemas que os municípios enfrentaram em função do vendaval com fortes precipitações de chuva. As regiões mais afetadas foram Três Passos, Tupanciretã, Horizontina e Santo Cristo.

Atuação da Defesa Civil

A Defesa Civil atuou, primeiramente, por meio de medidas preventivas. Foram disponibilizados no site alertas para a possibilidade de temporais no Estado na sexta-feira e na segunda-feira. Posteriormente aos acontecimentos, as equipes trabalharam, juntamente com os coordenadores municipais, avaliando os prejuízos e levantando dados para auxiliar as prefeituras no melhor atendimento à população e apoiar a reparação dos danos causados a essas regiões. A Divisão de Apoio às Comunidades Atingidas organizou a distribuição de 12.500 telhas, 20 rolos de lonas, 1000 cestas básicas e 1000 kits dormitórios para os municípios do Estado.


Assessoria de Comunicação Social - DC/CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário